segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bandagem Crioterápica

Bandagem Crioterápica


A bandagem fria ou crioterápica é uma forma de crioterapia, terapia onde se utiliza do frio para fins terapêuticos.  Com essa terapêutica há a redução da temperatura normal dos tecidos subcutâneos, quando a temperatura do corpo é reduzida o corpo entra no processo de “sobrevivência” tentando regular aquela temperatura e devolver a homeostasia da temperatura corporal, o que gera um gasto de energia, por esse motivo sendo muito bom para tratar gordura localizada.
Efeitos fisiológicos são uma vasoconstrição superficial e uma vasodilatação profunda, a vasoconstrição é um efeito direto sobre os termos receptores cutâneos, que assimilando a queda de temperatura cutânea, levará aos vasos uma informação para a vasoconstrição objetivando evitar a perda de calor, o que representa prejuízo para a atividade celular e a vasodilatação é consequência do que ocorre superficialmente, pois tende, através da dilatação dos vasos mais calibrosos e profundos, compensar a temperatura baixa dos tecidos, para tentar a manutenção da homeostase.
É aplicado um gel no corpo da cliente, com ativos que provocam um resfriamento tecidual, em seguida é feita a colocação de ataduras embebidas em uma solução que também leva ativos crioterápicos, ou a atadura pode ser embebida em água gelada, e a cliente então é enfaixada e o tempo em média do procedimento é de 30 minutos, pode ser realizada 3x na semana. 
É indicada para adiposidade localizada e ptose tissular.
Contra-Indicação: Gestante, cardiopatas, hipotensão descompensada, patologias vasculares, processos virais, inflamatórios, após 3 horas após refeição, região das mamas, neoplasia, durante período menstrual, dermatites, dermatoses e soluções de continuidade.
É importante lembrar que não deve aplicar o procedimento nas articulações e virilhas; a cliente só deve ingerir líquidos quentes ou tomar banho e praticar atividade física após 2 horas da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário